
Mensagem de Natal
Como vem sendo apanágio desta Junta de Freguesia, durante o próximo ano continuarão a ser desenvolvidos todos os esforços para oferecer aos habitantes de Guidões melhores condições. Pautaremos a nossa acção pela seriedade, em estreita colaboração com a população e diferentes organismos públicos e privados.
Nesta altura também relembramos os nossos emigrantes que são dignos embaixadores da Freguesia nos países onde vivem e trabalham, desejando-lhes Boas Festas.
A todos, a Junta de Freguesia faz votos para que o espírito de fraternidade e amizade próprio desta quadra esteja presente em todos os lares e em especial na nossa Freguesia durante todo o Novo Ano.
Estabelecimento dos Símbolos Heráldicos da Freguesia de Guidões

BANDEIRA: Amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

SELO: Nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Guidões – Trofa”.

SIMBOLOGIA
Cordeiro: S. João Baptista (Orago da Freguesia).
Cacho de uvas: Zona vinícola.
Ondado: representa o ribeiro da aldeia, que dá frescura à terra e à paisagem de Guidões.
Roda de Azenha: representa a existência de vários moinhos na Freguesia.
Localização
A Freguesia de S. João Baptista de Guidões fica situada no extremo ocidental do Concelho da Trofa, recostando-se na vertente oriental da Serra da Santa Eufémia. A Norte é delimitada pelo rio Ave, onde desagua o ribeiro que atravessa a Aldeia. Junto da sua foz passa a estrada nacional nº 104, que liga Vila do Conde à cidade da Trofa seu Concelho.
Guidões faz fronteira com as freguesias de Santiago de Bougado, Alvarelhos, Canidelo e Fornelo, pertencendo as duas últimas ao Concelho de Vila do Conde.
Guidões é atravessado pelo Ribeiro da Aldeia, que nasce no Muro e desagua no Rio Ave.
A sua beleza natural, com as suas azenhas e o conhecido lugar do Bicho, onde outrora existia uma das melhores praias fluviais do Rio Ave, é um ponto turístico de interesse. Mas os cenários naturais não são o único atractivo de Guidões. Esta Freguesia encerra no seu interior locais de grande valor histórico.
A Igreja Paroquial, construída em 1879 é indubitavelmente o monumento mais importante da Freguesia. Um templo muito elegante, amplo, bem dividido e completamente inundado de luz. É sem dúvida o “ex-libris” de Guidões.
É um meio hidrográfico bastante rico, com belos fontanários. Pela sua beleza é de salientar o fontanário da Póvoa com um belo painel de azulejos, onde se lê “Água oferecida pela Quinta das Carvalheiras”.